GENTE BACANA FACEBOOK YOUTUBE
- AGORA SÃO
Publicidade
ANINCIA AQUI PEQUENO 02
ANUCIA PEQUENO 03
ANUCIA PEQUENO 01
ANUCIA PEQUENO 04
LAVANDERIA MULHER MODERNA
ECOTEC
NIVEL DIGITAL
LONG LIFE
Conteúdo



Ingestão de bebidas açucaradas pode favorecer a obesidade infantil

   24/05/2014
Fonte: Gente Bacana    

Não é de hoje que conhecemos os males das bebidas ricas em açúcar, como refrigerantes e alguns sucos industrializados. E uma pesquisa desenvolvida na Universidade da Virgínia, em Charlottesville (EUA), descobriu que os pré-escolares que ingerem regularmente bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de caixinha, tendem a ganhar mais quilos do que outros jovens, favorecendo a obesidade infantil. O trabalho foi publicado na edição impressa de setembro de 2013 da revista Pediatrics.

Os resultados são baseados no acompanhamento de 9.600 crianças com idades entre dois e cinco anos, que participaram de um estudo patrocinado pelo governo. A equipe analisou a relação entre o peso das crianças e seu consumo de açúcar proveniente de bebidas a partir do que foi relatado por suas mães. No geral, cerca de 15% das crianças estava acima do peso em qualquer idade, e um número semelhante tinha obesidade. Aos cinco anos, as crianças que ingeriram pelo menos uma bebida açucarada por dia eram 43% mais propensos a ter obesidade do que aquelas que raramente tomavam bebidas açucaradas. Além disso, as crianças de dois anos de idade que consumiam pelo menos uma bebida açucarada por dia ganharam mais peso ao longo dos anos do que os seus pares. A diferença era percebida mesmo levando em conta fatores como renda familiar e horas que as crianças passavam em frente à TV.

Os autores afirmam que as crianças dos Estados Unidos cortariam 235 calorias diárias de suas dietas se trocassem as bebidas açucaradas por suco natural de frutas e água. Cortar esse número de calorias equivale a caminhar por cerca de uma hora. 

Previna a obesidade infantil
Segundo a nutricionista chefe da equipe Dieta e Saúde Roberta Stella, é função dos pais e não dos restaurantes oferecer uma dieta balanceada a seus filhos. "Desde cedo as crianças devem aprender que comer fora de casa pode ser saudável e divertido", explica. Conheça a seguir outros hábitos que ajudam seus filhos a ter uma alimentação mais saudável, diminuindo as chances de desenvolver a obesidade infantil.

Evitar consumo excessivo de salgadinhos, frituras, refrigerantes, doces e guloseimas em geral, limitando o uso destes a 1x/semana no máximo. 

Compartilhar no Facebook